quarta-feira, 19 de novembro de 2008

bbls2

Bodyboard lifestyle
Mais um dia igual aos outros...
Acabei de acordar...tive um sonho em que estava numa praia com mais o meu grupo de amigos a fazer Bodyboard ate mais não. Era uma praia em que havia tubos perfeitos, sets perfeitos, e em que a força do mar era a quão necessaria para conseguirmos fazer as manobras com grande perfeição.
E de repente acordo. A primeira reacção que tenho e colocar o portatil no meu colo, e aceder de imediato ao site da beachcam para ver se o suave vento matinal que faz abanar os estores do meu quarto tras boas novas as condições do mar...
Carcavelos, 0.5 m sets maiores “Vento em sem direcçao defenida fraco, as ondas estão com a formação ordenada e com razoáveis condições para o surf, para a praia estão fracas condições, para o windsurf estão fracas condições”... Nem penso duas vezes,tomo o pequeno almoço, pego nas chaves do carro e .... Rumo ah praia. Tenho de quebrar o “jejum” de bodyboard que já dura há algum tempo. Rapidamente me coloco na marginal, e com prontidão chego ah praia e ...
E afinal apanhei mais uma banhada, não da beach cam mas sim da Mãe Natureza. Qual meio metro qual que... o mar estava flat, havia uma ou outra onda que quebravam na areia.... Ao me deparar com esta imagem e estando em pleno mês de Outubro entro em estado de choque...
Onde é que estão as ondas?!podem me explicar? Onde estão as ondas que criavam um mito em torno da lendaria praia de carcavelos? Onde estão os vagões de 1.5 / 2 metros que por vezes varriam nos quase ate ao inside? mas antes disso ... onde estão as famosas marés vivas, que tinham correntes tao fortes que quando não tinhamos cuidado, faziam nos percorrer a praia de uma ponta ah outra sem dar mos conta e primeiro que chegassemos ao outside era trabalho duro, pois la não estavam todos os que queriam mas somente os que conseguiam....
O pior ... e que esta flatada e geral...sera que estamos de castigo porque nos portamos mal e agora as ondas não vêem?ou sera que estamos somente a começar a atravessar o inicio de uma grande mudança global a nivel climatico?Sim, porque não é normal não haver ondas em pleno Outono. Ou sera que se estão a guardar todas para o Inverno?ou sera que puro e simplesmente nos vamos ter de contentar com o meio metrinho/metro e é se queremos?!
Aqui há uns tempos li numa revista que parte dos grandes spots que têm fundo de coral, terão tendência em desaparecer daqui a alguns anos, pois eles têm de estar a uma temperatura entre os 15 e os 26 º ( se não estou em erro ) e com o aquecimento global, ou arranjamos rapidamente uma soluçao ou entao um dia .. teremos de dizer adeus a Pipeline, Teahupo entre outros...
Será que ainda vamos a tempo de conseguir remediar o problema ? E que ... com a colaborção de todos um dia conseguiremos voltar a ter novamente ondas em pleno Outono e Inverno? Ou sera que na pior das hipoteses, um dia o meu filho ao ver a minha prancha de bodyboard na garagem vai me perguntar ... “Pai ... para que e que servia esta tabua?e eu terei de lhe dizer com a maior angustia que esta tabua servia para apanhar ondas, numa altura em que elas ainda existiam, e que devido há mudança do clima, e ha ganancia do homem em querer sempre mais e mais, conseguiu destruir aquela que foi uma das maiores maravilhas da natureza e que ao longo dos anos conseguiu fazer com que milhares de pessoas podessem experimentar o que e apanhar uma onda...
Mas enquanto esse dia não chega, vamos aproveitar da melhor maneira, e com a maior garra o pouco tempo que nos resta, e que se um dia tivermos mesmo de dizer isso aos nossos filhos , que nos orgulhemos de dizer tambem que fomos nos os Bodyboarders que dominamos a arte do desporto, e que apesar de termos sempre sido vistos como os “sapos, rastejantes e os parasitas da agua ...” para os surfistas, fomos nos que desbravamos os maiores spots com as melhores ondas, e vivemos ao maximo o desporto, e ao contrario deles não nos limitamos a andar de pranchinha debaixo do braço porque parecia bem e estava na moda!
Bodyboard LifeStyle ... se as coisas boas da vida fossem faceis qualquer um as tinha...

Sem comentários: